Verdades e Mitos sobre o PS4

1 – O PlayStation 4 Pro possui trava de região.

Começamos por uma dúvida que existe desde o lançamento da primeira versão do PS4, em 2013. Como o console estava caro no Brasil, uma alternativa era a importação.

Imagem 6 – trava de região

Entretanto, a dúvida era se o console funcionaria com os jogos comprados no Brasil, pois em gerações passadas os consoles europeus e japoneses não eram compatíveis com a região dos jogos americanos, por exemplo.

No PlayStation 4 esta trava foi extinta e, consequentemente, no PS4 Pro. Então, independente da nacionalidade do console ele funciona no Brasil e com as mídias produzidas aqui.

2 – Tensão do equipamento.

Outro ponto que “pegou” no lançamento do PS4 e voltou a atormentar no PS4 Pro é quanto a tensão de alimentação do equipamento: 110 ou 220 V.

fonte-ps4-pro

O mesmo acontece com o PS4 Pro: independente de onde ele é comercializado ou mesmo das informações contidas na caixa, os consoles saem com fonte bivolt.

3 – O console só funciona em TVs 4K e HDR.

O PS4 Pro foi projetado para oferecer suporte ao 4K, mas isto não impede que o console funcione em TVs FULL HD. O que vai acontecer é que o usuário não aproveitará todo o potencial do videogame. Mas, este não deixará de projetar a imagem perfeitamente e com algumas melhorias (depende do jogo).

ps4 pro resolução

4 – É necessário comprar novos jogos para utilizar no Pro.

Outro grande mito sobre o PS4 Pro é de que será necessário comprar (ou recomprar) jogos que sejam compatíveis com ele. Não procede.

Nos jogos, o suporte ao 4K fica sob responsabilidade dos estúdios. Ou seja, todas as melhorias serão oferecidas, gratuitamente, via download. Portanto, mesmo que um título seja datado, a empresa responsável por ele poderá oferecer melhorias.

Lembrando que as empresas não são obrigadas a oferecer suporte ao 4K. Cada estúdio poderá usufruir do aparelho da maneira que julgar pertinente ou mesmo não fazer nada.

5 – Jogos serão produzidos exclusivamente para o PS4 Pro.

Não há jogos desenvolvidos exclusivamente para o PS4 Pro. Todos os jogos são compatíveis com quaisquer modelos de PS4.

ps4_pro_5

6 – Será necessário pagar mais caro para ter os jogos a 4K.

Uma preocupação extra daqueles que desejam adquirir o PS4 Pro é a necessidade de desembolsar mais do que os que possuem um PS4 padrão.  A melhoria dos jogos acontecem por meio de atualizações disponibilizadas pelas produtoras de forma gratuita.

7 – Os jogadores do PS4 Pro não conseguem jogar com os do PS4 padrão.

A oitava geração de consoles não foi dividida. Ainda se trata de PlayStation 4, com a mesma rede de compras, amigos e para jogos online. Uma pessoa que tem um PS4 FAT pode jogar com a que tem o modelo SLIM e Pro sem quaisquer barreiras.

PS4 Pro

8-Nem o PS4 Pro possui 4K nativo.

Verdade. Embora o aparelho da Sony seja compatível com televisores 4K, o fato é que o hardware precisa “dar um jeitinho” para escalonar sua imagem para os televisores de ponta, nem sempre com a performance esperada.

Spider-Man é lindo no PS4 Pro, mas o console não tem 4K nativo — Foto: Divulgação/Sony

Spider-Man é lindo no PS4 Pro, mas o console não tem 4K nativo.Mesmo ignorando detalhes técnicos (O PS4 Pro possui 4.12 TFLOPS, 218 GB/s, 8GB GDDR5 e processador 2.13GHz contra 6TFLOPS, 326 GB/s, 12GB GDDR5 e processador 2.3 GHz do Xbox One X), o console da Microsoft é a única opção entre os consoles de mesa que conta com 4K nativo e suporte a blu-rays em 4K.

9-O PS4 possui a maior base instalada da geração.

Tudo indica que sim, mas com um ou dois asteriscos, pois as vendas de consoles por todo o mundo não são tão bem monitoradas como deveriam. Embora existam empresas respeitáveis como o grupo NPD (que controla as vendas de jogos e consoles nos EUA) e Media Crate (vendas no Japão), ainda há muitas incertezas no ar.

Faltam dados mais concretos, mas o console é, sim, um sucesso — Foto: Divulgação/Sony

Em seu último relatório financeiro, em julho de 2018, a Sony divulgou já ter vendido 83 milhões de PS4. Enquanto isso, o recém-lançado Switch acaba de passar dos 20 milhões, e a Microsoft não divulga os números oficiais do Xbox One. Porém neste ano de acordo com a informação oficial da Sony o PlayStation 4 bateu a marca de 100 milhões de unidades vendidas em todo o mundo e ainda mais, o aparelho da Sony também tem um outro recorde para chamar de seu: é o console que mais rápido chegou a essa marca.

Os dados vêm da própria Sony. Segundo a companhia, foram 3,2 milhões de unidades vendidas entre os meses de abril e junho de 2019, ritmo igual ao apresentado no mesmo período do ano passado.

10-A vida útil do PS4 já está acabando

Ainda incerto. Há tempos circulam os mais diversos rumores sobre o PlayStation 5, mas ainda não há absolutamente nenhuma confirmação oficial por parte da Sony sobre o tema.

Com jogos grande a caminho, como The Last of Us Part II, não se sabe quando o console vai parar de receber lançamentos — Foto: Divulgação/NaughtyDog

Com jogos grande a caminho, como The Last of Us Part II, não se sabe quando o console vai parar de receber lançamentos.No entanto, como o PlayStation 4 foi lançado em novembro de 2013, se considerarmos o tempo médio de duração de um console de ponta (por volta de cinco ou seis anos por geração), não parece absurdo imaginar o anúncio do PS5 em breve. Até lá, ainda teremos grandes lançamentos como Days Gone, The Last of Us Part II e Resident Evil 2.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s