Horizon pode sair para PC em 2020

Perder a exclusividade será um problema?

O exclusivo Horizon: Zero Dawn do PlayStation 4 poderá chegar aos computadores este ano, disseram fontes ao Kotaku.
É uma iniciativa sem precedentes para a Sony que sinaliza um futuro em que a editora lança jogos para plataformas além de seus próprios consoles.

Esta notícia vem de três pessoas familiarizadas com os planos da Sony, todas falando anonimamente porque não estavam autorizadas a falar com a imprensa. A Sony não respondeu imediatamente a um pedido de confirmação.

Horizon: Zero Dawn é um jogo de mundo aberto ambientado em uma versão pós-apocalíptica dos Estados Unidos que foi invadida por dinossauros robóticos, lançada para o PS4 em fevereiro de 2017.
Foi aclamada pela crítica e teve sucesso comercial para seu desenvolvedor, Guerrilla Games, que pertence e é operado pela Sony. E, como outros jogos publicados pela Sony nas últimas duas décadas, era exclusivo para o console PlayStation, ajudando a impulsionar as vendas da Sony, além de gerar receita por conta própria.

Agora, três anos depois, Horizon estará em outra plataforma pela primeira vez. Será o primeiro jogo do Guerrilla em uma plataforma não-PlayStation desde que a Sony comprou o estúdio com sede na Holanda em 2005. Também será uma oportunidade para a Guerrilla mostrar suas habilidades técnicas. Horizon: Zero Dawn, que foi restringido pelo hardware do PlayStation 4 , bloqueando em uma taxa de 30 quadros por segundo.

Este poderá ser o primeiro grande jogo exclusivo de um desenvolvedor da Sony a chegar ao PC. Death Stranding, lançado para o PS4 em novembro passado e também chegará ao PC ainda este ano, foi financiado e publicado pela Sony, mas desenvolvido por um estúdio independente, a Kojima Productions. (De fato, a versão para PC de Death Stranding é publicada por uma empresa diferente, a 505 Games.) O estúdio francês Quantic Dream, também independente, teve um acordo semelhante no ano passado, publicando seus jogos Heavy Rain, Beyond: Two Souls, e Detroit: Become Human no PC sem o envolvimento da Sony.

Outra coisa que Death Stranding e Horizon: Zero Dawn compartilham é a tecnologia, ambos os jogos rodam no Engine da Guerrilla, um conjunto robusto de ferramentas e software para a criação de videogames em mundo aberto. A Guerrilla e a Kojima Productions trabalharam juntas nos últimos anos.

Para a maioria dos editores, o lançamento de um jogo no PC não seria grande coisa já que a maioria das empresas de videogame tenta colocar seu software no maior número possível de plataformas, mas para a Sony, este é um movimento notável. Desde o lançamento do PlayStation 1 em 1994, praticamente todos os jogos financiados e desenvolvidos pela Sony são exclusivos de uma plataforma PlayStation. (Os jogos online multijogador massivos para PC da Sony, incluindo o EverQuest, são a principal exceção.) A estratégia da Sony sempre foi impulsionar as vendas de hardware com software e vice-versa.
É de se esperar que eles adotem a mesma abordagem com os jogos futuros do PlayStation 5, que serão lançados ainda esse ano.

Mas, como o analista Mat Piscatella apontou com inteligência, o futuro dos videogames está nos ecossistemas, não nas plataformas. O maior concorrente da Sony, a Microsoft, tem sido mais aberto com relação à sua estratégia independente de plataforma, com o chefe do Xbox Phil Spencer falando frequentemente sobre querer colocar seus jogos no maior número possível de mãos.
Nos últimos dois anos, a Microsoft lançou todos os seus jogos Xbox no PC também.
A Sony seguirá o exemplo com sua própria lista de exclusivos da PlayStation? A próxima porta para PC da Horizon pode ser um sinal revelador.

Fonte: Kotaku

Sigam nossas Redes Sociais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s